quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Histórico da Escola

   MARIA ANTONIETA ALFARANO




  A Escola Municipal Maria Antonieta Alfarano, fundada em 06 de agosto de 1969, surgiu da necessidade que as mães tinham em deixar os filhos no local seguro para que pudessem trabalhar. Buscaram então auxilio na Igreja Católica com o Padre Benjamim que mobilizou a comunidade e coordenou um mutirão em prol da construção desse espaço filantrópico, inicialmente um galpão de barro batido no qual as crianças ficavam aos cuidados de algumas religiosas voluntárias.

Com o passar do tempo á procura pelo espaço foi aumentando,  o local tornou-se  pequeno,  surge então,  a necessidade de ampliar o atendimento. Assim uma das religiosas voluntárias, Maria Antonieta, com a colaboração das Senhoras Noêmia e Itana resolveram abraçar está causa, A partir daí elas dirigiu-se ao  Senhor Alaô Coutinho, proprietário do loteamento e  também o Secretário Municipal de Educação, para autorizar a construção de um prédio escolar.

Contando com a colaboração da comunidade, duas salas de aula e um banheiro foram construídos ao lado da casa das freiras transformando num espaço para acolhimento das crianças durante o dia e utilizado á noite como local de oração e reuniões, denominado pela comunidade de  "Igrejinha".

Cinco anos depois a Senhora Maria Antonieta Alfarno conseguiu firmar convênio de concessão de salas com a Secretaria Estadual de Educação, o que permitiu a criação e inauguração da Escola Maria Antonieta Alfarano, recebendo o seu nome como forma de homenageá-la pelo trabalho desenvolvido.